Grandes feitos no esporte

“O medo sempre existe e é uma ferramenta indispensável pois me deixa alerta. Superar o medo é a grande magia desse esporte.”
Carlos Burle

divider
Expedições.

Do Japão à África do Sul, passando por Havaí, Califórnia, Chile, Peru, Irlanda, Taiti, ou onde quer que uma grande tempestade se anuncie gerando grandes ondas, é onde Carlos Burle se planeja para estar. Por isso, é um dos poucos surfistas do mundo a ter surfado as maiores ondas dos 6 continentes. Um verdadeiro ícone do esporte no país e no mundo.

Jaws – Hawaii

Mavericks – Califórnia

Ghost Trees – Califórnia

Todos os Santos – México

Peru

Chile

Saquarema – Brasil

Baía de Guanabara – Rio

Nazaré – Portugal

Irlanda

Dungeons – África do Sul

Typhoon – Japão

Teahupoo – Tahiti


Aos 47 anos, ele já conquistou os principais títulos dentro do seu esporte. Em 1998, no primeiro Campeonato Mundial de Ondas Grandes na Remada, disputado em Todos os Santos, México, sagrou-se campeão pela primeira vez. Na Califórnia, em 2001, surfou a maior onda de sua vida, e a maior do mundo até então, com 22,6 metros, em um local conhecido como Mavericks, algo inacreditável para a época. Este feito lhe rendeu uma menção no Guinness Book of Records e o título daquela temporada no XXL, o Oscar do surfe em ondas grandes. Foi o primeiro brasileiro, com o parceiro Eraldo Gueiros, a surfar a onda oceânica de Cortes Bank, a 100 milhas da costa de San Diego. Foi, até hoje, o único brasileiro a participar do Eddie Aikau, evento de ondas grandes que é realizado no berço da modalidade, a Baía de Waimea, na Ilha de Oahu (Havaí), em sua lista principal estão apenas os 28 mais respeitados pela comunidade do big surf. Na temporada 2009/2010, sagrou-se campeão do primeiro circuito mundial de ondas grandes na remada. E, em Outubro de 2013, em Nazaré (Portugal), Burle surfou a maior onda de sua vida – estimada em cerca de 100 pés por alguns especialistas. Devido a estes – e outros – feitos tão importantes, Burle quebrou barreiras e paradigmas que o surfe brasileiro enfrentava.

Patrocinadores no esporte